(uma metáfora inspirada na minha observação da rotina de surfistas em meus últimos dias na Sumatra do Sul, Indonésia.)
Você é uma mulher empreendedora que deseja se libertar das restrições da economia patriarcal? Bem, prepare-se para embarcar na onda emocionante rumo à prosperidade consciente!
O conceito de prosperidade consciente tem como objetivo mudar o mindset das mulheres empresárias a prosperar em um mundo que há muito tempo é dominado por sistemas centrados nos homens.
É hora de desafiar o status quo e criar um novo paradigma em que as mulheres possam não apenas ter sucesso, mas também causar um impacto positivo na sociedade.
A economia patriarcal há muito tempo é uma barreira para as mulheres, limitando seu acesso a recursos, oportunidades e apoio. Penso que podemos cocriar o mindset da prosperidade consciente feminina, onde as mulheres empresárias exerçam seu poder em plenitude e reescrevam as regras dos negócios. No qual, não seremos mais impedidas por normas ultrapassadas e sistemas preconceituosos. Em vez disso, pavimentaremos nosso próprio caminho para o sucesso, guiadas por nossos valores e por um profundo senso de propósito.
Tenho estudado esse tema da prosperidade consciente, no mesmo período em que tenho convivido com surfistas, nos últimos 15 dias em minha estadia pela Sumatra do Sul - Indonésia. Percebi alguns comportamentos no lifestyle deles que pode nos inspirar atenção a pontos de valor para nossos planos de ações.
Para acompanhar essa reflexão entenda a seguinte metáfora que fiz entre o lifestyle surf e o mundo dos negócios para mulheres:
o mar é o mercado alvo - orgânico, mutável, impositivo e inconstante.
o vento é os fatores externos - fatores que não controlamos em nossas vidas, podemos apenas prevê, ou se adaptar. Como sistema patriarcal.
o surfista é a empreendedora - ele tem suas habilidades e experiências como força para analisar e atuar no mercado.
o tempo é a ameaça da prosperidade - fator que não controlamos mas que podemos mitigar, se precaver.
A prosperidade consciente é mais do que apenas ganhar dinheiro. Trata-se de criar negócios que se alinham com nossos valores e contribuem para o bem maior. Como mulheres empreendedoras temos uma perspectiva única e uma inclinação natural para intuir e fazer acontecer. Ao aproveitar essas qualidades de habilidades e de experiências, podemos entrar no mercado (no mar) de forma que preveja o impacto do fator externo (o vento) juntamente com olhar dos cuidados para com a ameaça (o tempo).
O que observei no comportamento dos surfistas:
"No lifestyle deles tudo isso está imposto pela natureza. Portanto não há uma surf trip que não seja analisada 'o tempo' para aquele destino. Eles não estão por acaso naquele local e naquele período. Não há uma noite sequer que não façam o check-in do vento e da maré para se organizarem pra manhã seguinte. E ao acordarem, a primeira ação é ir em Loco no mar, com o café na mão, analisar e só depois entrar. Por vezes fazem isso em mais de 4 points de surf, na mesma manhã. Ah! E eles nunca estão só, sempre estão com 'os brothers'." - May Pimentel (05/07/2023)
Lê-se brother como um outro surfista que não precisa ser amigo de infância e nem parente. Leia como alguém que acabou de conhecer, e que compartilha da mesma paixão e intenção diante do mercado (mar). Para mim esse é uma representação da colaboração, empatia e inclusão.
Agora imagine um mundo em que as mulheres empresárias não apenas prosperam financeiramente, mas também fazem a diferença em suas comunidades. Para tal, o mindset pode ser criada alinhada a natureza feminina com a do mercado, e que elevem o poder de nossa energia da intuição. Podemos promover a cultura de colaboração, apoio e inclusão, especialmente para aquelas que foram marginalizadas na economia patriarcal, de forma que todas tenham a mesma oportunidade de sucesso.
Para criar essa mentalidade da prosperidade consciente, inspirada pelo lifestyle surfista, penso que podemos no alinhar a essa natureza, e:
fomentarmos a ideia de que nós mulheres temos o poder de desafiar o que está imposto (as normas patriarcais do mercado que nos impediram de avançar por muito tempo).
forjarmos novos caminhos, e desestabilizar as ameaças (se planejando com o tempo em nosso modo de gerir)
redefinirmos o sucesso em nossos próprios termos (lidando com o vento).
criarmos hábito de estar sempre atualizadas e cientes de nossas habilidades para adentrar no mercado.
analisarmos dia a dia o nosso mercado e suas mudanças com atenção plena nos planos 'do tempo' e 'do vento'.
Juntas, podemos criar um futuro em que as mulheres não precisem mais navegar em um cenário dominado por homens, mas, em vez disso, floresçam em um mercado que celebre seus pontos fortes e contribuições exclusivas.
Portanto, empreendedoras, vamos abraçar o conceito de prosperidade consciente e embarcar juntas nessa jornada emocionante. Vamos criar empresas que reflitam nossos valores, elevem os outros e, por fim, contribuam para um mundo mais equitativo e sustentável.
A hora da mudança é agora, e o propósito tem o poder de fazê-la acontecer. Prepare-se para liberar todo o seu potencial e criar um futuro em que as mulheres empreendedoras prosperem em prosperidade consciente!
Essa metáfora pode ir muito longe, nos ajudar ainda mais, se aprofundar em detalhes como: onda, equipamentos e estilo. Vou seguir com essa metáfora para falarmos sobre inovação transformadora, que acham?
bjs, May ;)
Commentaires