Você já se perguntou qual é o seu propósito como empreendedora?
Para nós mulheres é super fácil nos deixarmos levar pelo que os outros esperam de nós, pelas demandas do mercado competitivo, ou pelo caminho mais 'fácil' ou lucrativo. Mas será que seguir essas expectativas traz felicidade e realização?
Nos últimos 3 anos pós pandemia tenho lido bastante sobre temas novos que surgem em prol da mudança de mentalidade para o ambiente corporativo em prol de um querer bem maior, exemplo: humanizar o trabalho, ESG, ecoempatia. Há muitos outros, mas já conhecia alguns desses termos?
O termo mais conhecido, no qual me tornei especialista é o termo, conceito e reflexão do propósito. Vai e vem essa palavra volta a liderar no mercado do empreendedorismo. Seu "querer bem" é a essência do seu propósito, envolve suas habilidades, a sua paixão e motivação para enfrentar os desafios diários com coragem e determinação. É o que te faz sentir que esta contribuindo para um mundo melhor, para sua comunidade, seu entorno, e para aqueles que ama.
Ter um propósito é fundamental para as pessoas que desejam empreender e prosperar com o que fazem. Seja qual for o seu mercado de atuação, é importante entender qual é a sua missão (pra que faz o que faz), visão (onde deseja chegar fazendo o que faz) e objetivos (o que quer alcançar e conquistar fazendo o que faz), além de definir o "bem" (impacto) que você deseja causar no mundo. Essa deveria ser sua real intenção ao empreender.
Ao empreender pelo 'querer bem' perceba o quanto se envolve a sua própria essência, e o quanto você poderá engajar pessoas apenas pelo que é, expressando sua intenção real.
Mas como desenvolver o seu "querer bem"?
Essa é a pergunta que vai te direcionar a descobrir o seu propósito e alinhá-lo com a sua atividade empreendedora. E eu vou te ajudar a desenvolver essa real intenção com algumas dicas para essa jornada empreendedora intencional:
Pratique a autoconsciência - Autoconsciência é a consciência que reflete sobre si própria. Conheça-se a si mesmo, seus valores, talentos, sonhos, medos, pontos fortes e fracos, conquistas e frustrações.
Desenvolva a mentalidade empreendedora - Acredite em seu potencial, capacidade de aprendizagem, adaptação, inovação e resolução de problemas. O fato de decidir com todo seu coração de que não dá para ficar como está, e querer mudar já estará dando o maior dos passos para desenvolver sua mentalidade.
Defina seu propósito - Qual é a sua missão, visão e objetivos? Qual é o impacto que você deseja causar no mundo, na sociedade e no seu nicho de atuação? Qual é o legado que você deseja deixar? Escreva seu propósito em uma frase clara e inspiradora que guiará suas decisões e ações.
Alinhe seu propósito com seu negócio - Agora que tem seu propósito definido como ele se relaciona com seu negócio? E vice-versa - Como seu negócio contribui para seu propósito? Como seu propósito agrega valor ao seu negócio, ou seja, te diferencia no mercado?
Comunique seu propósito - Compartilhe seu propósito com as pessoas que fazem parte do seu negócio: sócios, colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros. E se estiver a vontade pode ir além e compartilhar com a família e amigos. Mostre o que te move, o que te diferencia e o que te conecta com eles. Esse sempre será o momento de reforçar a paixão pelo que faz.
Desenvolver o seu "querer bem" não será do dia para noite e pode haver ajustes a cada fase de sua vida. Esse é um daqueles processos contínuos que requer reflexão, ação, feedbacks e os ajustes. Não é algo que se faz uma vez e pronto, afinal somos cíclicas, amamos criar e estamos sempre em mudança.
Tenha em mente que o seu 'querer bem' é algo que se renova e se aprimora a cada dia, a cada passo, a cada ciclo que viver em sua vida. E eu te garanto que vale a pena, pois é o que dá sentido e direção à sua jornada empreendedora, é o que a nova Era pede diante da mudança de mundo, e será sempre o que te faz sentir orgulho e satisfação pelo que você faz. E você não precisa desenvolver isso sozinha, pois eu sei o quanto é solitária a vida de uma microempreendedora.
Não precisa se sentir sozinha nesta jornada empreendedora cheia de desafios. Eu posso ajudá-la a trocar experiências, tomar decisões mais assertivas, acessar informações mais rapidamente e fazer networking com outras mulheres empreendedoras que estão passando pelo mesmo que você. Além disso, você terá acesso aos meus workshops durante um ano inteiro! Tudo por um preço acessível de apenas 10 parcelas de R$24. Garanta já sua vaga através deste link. www.maymentoria.com/consultorias
Comments