top of page
Foto do escritorMayara Pimentel

Do conceito ao sentido - Transformar

A palavra trans-for-mar: transitivo direto; é o fazer adquirir ou adquirir novo aspecto, nova forma, novo caráter. Alterar-se. Modificar-se. Já a mesma palavra enquanto bitransitivo significa: a ação de mudar ou mudar de uma condição a outra. Converter-se. Transfigurar-se.


"Esperançar o sentido de ações como fomento à existências mais significativas com as pessoas é a forma de como manifesto o meu projeto de vida."

Entre o conceito da palavra e o sentido do que faço está na história de quando resolvi transformar minha vida profissional. De executiva e empresária passei a estudante em apenas 1 mês. Tomei a coragem de ouvir meu coração e agir com ele. Você já fez isso?



A ação que 'startou' minha transformação


Enquanto empreendedora social e executiva comercial já não havia mais sentido no que fazia. Parece estranho pelo fato de eu estar empreendendo com um propósito tão nobre, mas o fato é que o desafio tornava-se em muitas vezes caminhos de faz de conta, ou de um esforço tão surreal que justificava fazer o mínimo, e eu já não queria fazer o mínimo. Resolvi que poderia fazer mais.


Um mês após a decisão eu já era uma estudante, em Portugal. Claro que minha sócia na época não gostou da ideia de fechar as portas, e os meus filhos estranharam minha atitude mesmo dando a maior força, e eu nem preciso dizer que já não havia mais casamento. Estava eu separada, desempregada e estudante de especialização em um país europeu.



Encurtando a história conheci pessoas incríveis, professores inspiradores, novos temas e técnicas de negócios sociais, e um caminho. Literalmente o Caminho de Santiago. Essa trilha de emoção, como andarilha, foi uma atitude de desespero após 10 meses de gastos em euros e nenhuma expectativa de trabalho para meu retorno ao Brasil. Eu sabia o que queria, o caminho que seguir, mas ainda não existiam certezas (nesta época eu ainda estava me reconhecendo e não sentia a sensação da abundância dos aprendizados).


Neste momento de dúvidas, a transformação já estava acontecendo. Resolvi escrever um plano de ação, para manter a intenção de Transformar minha vida, em algo mais significativo através de meu trabalho. Em todo o caminho de Santiago fiz meu primeiro diário de autoconhecimento, e este material foi despertando insights ao chegar na cidade. E após chorar muito na Missa do Peregrino (quem já foi sabe a energia única), eis que defini um projeto de Vida: Viver através da inovação social levando transformação para as pessoas.



O que era um projeto intencional de vida, tornou-se um perfil de Instagram, e após 7 anos transformou-se em meu novo negócio, reuni todos os conteúdos da trajetória para fomentar o sentido profissional com e para as pessoas.


Assim como a borboleta tive a dificuldade e a determinação para me libertar do pequeno casulo, hoje com experiência de fomentar esse rompimento com as pessoas, vejo que é indispensável para fortalecer nossas asas, e nos preparam para voar quando for o momento certo.


A liberdade das borboletas é um resultado de sua luta para sair do casulo.


Talvez essa analogia da minha própria vida possa significar algo para você, para seu amigo(a), pois são de histórias vividas que se formam as jornadas da vida.

Aqui nesta história do nascimento da minha mudança profissional, hoje meu negócio, reforço minha filosofia de que, assim como a borboleta, estamos sempre em evolução, entre novos casulos e novos voos.


E você, qual a história de 'transformar-ação'?

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page