top of page
Foto do escritorMayara Pimentel

Empoderamento Feminino: 9 Hábitos para hackear o Sistema Econômico Patriarcal

Falar de mulheres empoderadas é o mesmo que falarmos de mulheres que sempre fazem “sucesso” e, neste post, mesmo querendo muito adentrar na discussão sobre sucesso, eu vou me ater a falar sobre apenas dos bons hábitos de mulheres que sempre têm dinheiro.


Caso o sucesso para você seja ter dinheiro, então esse post é para você ;)

Sim, você pode ter um desses hábitos também!


mulher pesquisando em uma loja de cosméticos
consumo consciente

Hábito 1- Elas cuidam do dinheiro

Cuidar de algo é sobre atenção, zelo e responsabilidade. Então ao pensar em seu dinheiro esqueça a crença de tentar controlá-lo, olhe para sua relação financeira como um ato de cuidado.


Um bom exemplo é a regra de dividir o valor do seu contracheque/ prolabore em 3 partes – não fisicamente, mas mais como uma divisão intencional abstrata. Onde um terço desse valor é o que você deve manter de lado como poupança ou investimentos, cuidando de seu futuro. As outras 2 partes você pode usar para despesas e para diversão, cuidando de seu presente. Se você quiser, você pode até dividi-lo de 4 maneiras onde essa quarta parte você pode economizar como um fundo de emergência, para se proteger de imprevistos, ideal para as empreendedoras.


Dica: abra conta separada para juntar as economias.


Hábito 2- Estabelecer e cumprir metas financeiras

É sobre sonhar.

Estabelecer metas. Conseguir. Repetir. Palavras que impulsionam o foco. 

Primeiro passo é desejar e decidir que irá estabelecer metas de curto e longo prazo.

Defina suas metas a serem alcançadas, tenha uma lista de objetivos autênticos. Mas ao fazer isso nunca deixe de determinar o prazo específico para realizar. Não é sobre nutrir a ansiedade, as expectativas, é sobre seguir com prioridade em em prol de seus sonhos.

Esse hábito fala muito sobre o empoderamento, a capacidade de cuidar dos seus recursos para realizar objetivos.


Dica: Quando você tem um plano de ação, é fácil manter o foco. Isso ajudará a mantê-la disciplinada.


Hábito 3- Elas priorizam tarefas

Esse item já é uma dica essencial.

Aqui está uma atividade útil que irá ajudá-la imensamente:

No início de cada manhã, ou melhor ainda na noite anterior, liste suas tarefas para o dia seguinte e, ao lado de cada tarefa, defina prioridades que variam de 1 (prioridade máxima) a 5 (prioridade mínima).

Comece seu dia com as tarefas prioritárias e trabalhe o seu caminho ao longo do dia. Isso ajudará a mantê-la menos distraída das tarefas menos importantes que você pode ter escolhido pegar antes de suas tarefas importantes, deixando-a com pouco ou nenhum tempo para o que realmente importa.


E aí, Simples? Colocar em prática demanda foco. E você deve ter percebido que foco é uma característica do empoderamento econômico. 


uma sala de aula de ginastica.
priorizar rotina saudável ajuda na auto motivação.

Hábito 4- Elas sabem como se auto motivar

A positividade é algo que todos, inclusive você, precisam mais de levar em conta em nosso mundo econômico cínico.

Mantenha-se motivada mesmo quando não conseguir cumprir as metas financeiras do seu mês. Nessa trilha de empoderar-se demanda tempo, intenção e constância. Pense em pensamentos felizes. Inspire-se. Mantenha a fé na magia da vida. Entenda o conceito de empoderamento econômico, clique aqui.


Dica: Diga a si mesmo citações/ditos motivacionais todas as manhãs. Anote em post-its e espalhe pela casa. Siga pessoas que publicam conteúdo influente que exala positividade.


5- Elas são educadas financeiramente

Não posso sublinhar suficientemente a importância disso!

Se você não tem ideia de onde começar, faça uma aula online ou matricule-se em um curso de curta duração sobre esse assunto.


Outra dica é assinar a Jornada Solar com conteúdos especiais de empoderamento feminino e econômico.


A Educação financeira é o processo de entender como o dinheiro funciona no sistema econômico capitalista: como alguém ganha, gerencia, investe e gasta. Mais do que apenas fazer contas, é sobre aprender a tomar decisões estratégicas que respeitem seu orçamento e objetivos de longo prazo.


Será de imensa ajuda, e no mínimo, poderá ajudá-la a sair das dívidas. Estar informada e consciente financeiramente é de extrema importância no mundo de hoje. Não deixe de enfrentar esse assunto, inclusive com a família.


6- Elas mantêm um registro pessoal

Mantenha um livro contábil para si mesmo. Calma, não é nada difícil.


Pegue um desses seus cadernos que não usa até o fim, e escreva em cima: CAIXA. 

Isso ajudará você a acompanhar suas entradas e saídas de dinheiro. Onde de um lado você anota todas as entradas de dinheiro em sua conta pessoal (nos negócios indico algo mais detalhado), e do outro lado da pagina você anota todas as saídas de dinheiro. Caso use uma única conta bancária, o extrato no App pode funcionar como caixa ao filtrar o tempo específico de movimento.


Lembra da importância de cuidar do dinheiro lá no primeiro hábito? Aqui está um hábito que agrega ao cuidado de seu dinheiro. Ele também irá ajudá-la a analisar onde a maior parte do seu dinheiro está sendo gasto, assim fazendo ajustes em sua rotina para economizar e aproveitar melhor. Usando essas informações, você pode fazer mudanças de estilo de vida de acordo.


Dica: Você pode usar aplicativos de finanças pessoais em seu telefone apenas para garantir que você não se esqueça de anotar uma despesa. Apps de finanças pessoais: Me+ Agenda de Rotina Diária, Gestor de Despesas do Horoscope365.


7- Elas sabem como manter e definir um orçamento pessoal

Assim como nos negócios é preciso definir um orçamento para todo o mês, com antecedência, e certifique-se de cumpri-lo o máximo possível. Em um nível micro, você também pode definir um orçamento para cada dia ou por semana (eu acho mais fácil).


Isso vai ajudá-la a viver dentro de suas possibilidades (encarar sua realidade para não haver arrependimentos depois), em vez de sentir o desejo de gastar tudo boicotando suas metas por ausência de outros sentimentos.


Esse hábito é sobre auto responsabilidade, intenção e maturidade.


Dica: Mantenha a motivação por seus sonhos para que possa cuidar de seus desejos diários que tiram você do foco. Isso também é uma prática, seja gentil consigo mesma, não se mime, isso é um padrão patriarcal que te fizeram acreditar em tomar péssimas decisões.


8- Elas podem diferenciar entre necessidade X desejo:

Separe suas necessidades de seus desejos. Você pode querer aquela bolsa que você está de olho há um mês, mas você realmente PRECISA dela?


Crie o hábito de se perguntar se você realmente PRECISA de algo antes de prosseguir com qualquer compra. E caso a resposta seja sim, só tome a atitude depois de verificar seu orçamento. Pois necessidade fútil tem como regra estar com orçamento em dia.


Isso ajudará a reduzir suas despesas em grande medida, porque você não sairá para fazer compras por capricho ou sair todos os fins de semana para festejar apenas porque trabalhou a semana inteira.


Dica: Aprenda mentalmente a dizer NÃO para si mesma para coisas que não cabem no seu orçamento diário/mensal.


uma marmita de salada
a criatividade de montar marmitas transforma seu bolso e seu corpo.

9- Elas cortam os custos extras com calorias

Procure maneiras de cortar custos e ficar dentro do seu orçamento. Uma delas é se mantendo ativa, em movimento, fit :)


Vendas, cupons e ofertas são os melhores amigos de uma mulher. Reduza custos desnecessários, como:

  • assinaturas que você não usa;

  • festas todos os fins de semana;

  • pedidos de Ifood;

  • mimos para os filhos;


Vale a pena ser frugal e ter o  hábito de viver de forma simples, evitando desperdícios e buscando economizar em suas despesas. 

Ser frugal vem depois do fluxo e antes do foco.

Hábitos como:

  • Arrumar uma marmita de casa em vez de comer fora;

  • Carregar uma garrafa de água em vez de comprar uma todos os dias;

  • Caminhar ou pedalar até o trabalho em vez de pegar um Uber;

  • Trocar o lanche da cafeteria por uma banana;


Ou seja, fazer tudo que te tira da zona de conforto e te ajude a queimar calorias e se manter ativa, ajudará para além do foco na economia, pois a manterá no foco da dieta e do movimento. :)


Concluir esse texto que aborda os hábitos das mulheres empoderadas economicamente, ou seja, as mulheres de sucesso é um convite para todas as leitoras a incorporarem essas práticas em suas próprias vidas.


No fundo de nossa maiores intenções está a ilusão da estabilidade financeira, então ao invés de perseguir essa ilusão, busque usar seu poder de escolhas para manter o equilíbrio que tanto sonha.


Não se trata apenas de seguir passos rígidos, mas de adotar uma mentalidade de crescimento e empoderamento financeiro. Lembre-se, o poder de transformar sua realidade financeira está em suas decisões e escolhas diárias.


Comece hoje a cuidar do seu dinheiro, estabelecer metas, priorizar tarefas, se auto motivar, buscar uma educação financeira, manter seus registros, definir um orçamento mensal, diferenciar necessidades de desejos e cortar custos extras.


Cada um desses hábitos é um passo em direção a um futuro mais seguro e próspero. A jornada pode parecer desafiadora, mas com determinação, auto gentileza e foco, você verá os resultados. E nunca se esqueça, você merece viver uma vida econômica empoderada.


Então, inspire-se e comece a transformar sua participação na economia agora!

Se te ajudei a tomar novas decisões curte e compartilha para mais mulheres entrarem no fluxo de uma vida plena econômica. Bjs, May.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page