Hoje, gostaria de abordar o propósito de uma maneira única, mais especificamente, sob a ótica de uma mãe de adultos. Não se trata do propósito mencionado em manuais ou conselhos bem-intencionados, mas sim daquele que pulsa dentro de você. Meu objetivo principal é aproximar as mães da prática intencional do propósito.
Você pode estar se perguntando mas por que mencionar ser mãe de adultos? Que diferença faz? Vou começar este texto explicando exatamente isso e transmitir uma mensagem especial para nos conectar com a prática do propósito.
Mãe de Adultos: Por que a Perspectiva Muda?
Num belo dia, quando o meu filho mais velho tinha 17 anos, fui repreendê-lo por não ter escovado os dentes, e percebi, através da sua resposta, que precisava assumir um novo papel na vida dele; a visão que eu tinha já não fazia mais sentido.
Nesta jornada da maternidade, aprendi que à medida que os filhos crescem, as mães naturalmente são desafiadas a assumir novos papéis: já não somos apenas mães da infância, mas sim mães de jovens e adultos. Estaremos sempre presentes nas suas vidas, mesmo que à distância (essa é a parte mais difícil de aceitar). Ser mãe de filhos adultos é uma jornada distinta, repleta de nuances e desafios únicos, e com memórias afetivas que podem nos segurar no passado.
Vou explorar essa transformação para te explicar pela abordagem do propósito:
Sobre disponibilidade: Intenção na Infância: você tinha a tarefa de cuidar, educar e moldar suas vidas. Cada ação era intencional: desde trocar fraldas até ensinar valores. Já na Adulthood agora, sua intenção se transforma em disponibilidade. Você não está mais no controle direto das decisões deles, mas pode oferecer apoio quando necessário. Estamos sempre prontas para entrar em cena quando chamadas.
Respeito as escolhas: Na Infância: Você guiava seus filhos, protegendo-os das escolhas erradas. Na Adulthood: Agora, eles têm suas próprias vivências, desejos e sabedoria. Não se trata de concordar com todas as decisões deles, mas de entender que têm o direito de trilhar seus próprios caminhos. Afinal, eles estão construindo suas próprias histórias, e seu próprio propósito de vida
Amor Incondicional: Na Infância: O amor era expresso em cuidados práticos e decisões diárias. Era tangível e visível. Na Adulthood: O amor continua, mas de maneira mais sutil. É o apoio silencioso, a compreensão nas diferenças e a aceitação de que eles são seres independentes.
Você percebe que a intencionalidade do propósito maternal muda? E o porquê?
Você era a autoridade. Agora, a cada fase do crescimento deles a relação se transforma em uma parceria amorosa e respeitosa. No entanto, algumas mães podem não compreender plenamente o propósito da maternidade e assumir uma postura autoritária em todas as fases. Como mencionado anteriormente, é crucial definir esse propósito ao longo da sua jornada materna, bem como em todos os aspectos da sua vida, enquanto mulher.
O propósito nos ensina na jornada - a viver
Quando abraçou seu filho pela primeira vez, uma nova intenção floresceu, não é verdade? Seu propósito de vida mudou naquele instante, em sua mente. Você já visualizou um futuro cheio de risos, abraços e aventuras compartilhadas. Talvez tenha até imaginado os desafios a superar. Reconhecemos que a jornada da maternidade não é a mesma para todas nós, e como mãe adolescente (tive meu filho aos 17 anos), posso confirmar e comprovar isso.
Contudo, como toda ideia que surge de uma vontade de viver um propósito, a realidade se desdobra de forma imprevisível. Os dias não foram apenas ensolarados; houve tempestades, noites sem dormir e lágrimas. Mas, no meio de tudo isso, algo mágico acontece, e esse é o poder de viver de forma intencional. As mães entenderão.
Quando os filhos crescem a gente aprende que o propósito não é um destino fixo, mas sim uma jornada. Não é uma linha reta, mas um emaranhado de caminhos que se entrelaçam e se separam. Assim como seus filhos crescem, o propósito também se transforma. Ele se adapta às estações da vida, às mudanças de vento e às surpresas que surgem no horizonte, em qualquer aspecto de sua vida.
Recordo-me do momento em que olhei nos olhos dos meus filhos e vi um mundo inteiro de possibilidades. Sinto que isso deve acontecer com todas as mães no primeiro encontro com seu recém-nascido. Sonhei com as palavras que diriam, os sonhos que perseguiriam e as alegrias que encontrariam. Conforme cresceram, percebi que o verdadeiro propósito residia na jornada compartilhada. Nas pequenas vitórias, nas lágrimas enxugadas e nos abraços apertados. Tudo isso é sobre sentir, pois mesmo crescidos os olhos deles ainda me mostram um mundo de possibilidades.
O propósito materno é como uma dança. Às vezes, você lidera, outras vezes, segue. Não é uma fórmula exata, mas uma melodia que criamos a cada dia. É a fé depositada no futuro, mesmo quando as incertezas pairam no ar. É a dedicação em cada tarefa, desde trocar fraldas até ouvir histórias intermináveis.
Essa perspectiva como mãe de adultos tem como objetivo inspirar você a compreender o poder de definir propósitos em todas as áreas da vida, inclusive na maternidade.
Lidando com as Mudanças no Propósito Materno: a mensagem
As mudanças no propósito materno são como as estações do ano. Elas vêm e vão, trazendo consigo novos desafios, alegrias e descobertas. Assim como em outras áreas de nossas vidas.
Mas antes de expressa minha mensagem, querida mãe, saiba que você não está sozinha nessa mudança. Todas as mães ao redor do mundo compartilham dessa mesma jornada. Elas também enfrentam desafios, sorriem com orgulho e choram de alegria. Cada uma delas traz sua própria melodia, mas todas se unem em harmonia.
Como empreendedora e mãe de filhos crescidos, não poderia transmitir minha mensagem de maneira diferente. Compartilho, entre reflexões e estratégias, os elementos-chave da gestão emocional que, para mim, representaram os 10 maiores desafios. Junte-se a mim!
a Fluidez: O propósito materno não é estático; ele flui e se transforma à medida que seus filhos crescem e a vida se desenrola. Em vez de resistir às mudanças, abrace-as. Saiba que está tudo bem se o seu propósito se adaptar (tenha clareza dele)com o tempo.
Reavalie: Tire um momento para refletir sobre o que é mais importante para você como mãe, assim como nos negócios, nossas prioridades mudam como mãe. O que te inspira? O que você deseja transmitir aos seus filhos naquela fase? Reavalie essas questões periodicamente e ajuste seu propósito conforme necessário.
Seja Flexível: Se há algo importante para reforçar é que nada é certo nesta vida. Às vezes, ela nos surpreende com curvas inesperadas. Seja flexível e esteja disposta a ajustar seu propósito quando necessário. Isso não significa que você está perdendo o foco; significa que está se adaptando e aceitando à realidade.
a Incerteza: O propósito materno não precisa ser uma certeza absoluta, e para mim não foi por anos, afinal eu tinha apenas 17 anos e vivia rodeada de pessoas me lembrando disso. Eu construí esse propósito a partir de uma escolha consciente todos os dias, devagar. Abrace a incerteza e confie que, mesmo quando não há respostas claras, você está no caminho certo.
a Resiliência: A maternidade é cheia de altos e baixos. Na maioria das vezes para enfrentar os desafios é preciso contar com a coragem. Prefiro considerar que cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento. “Meu salve as mães solos, como eu.”
Compartilhe com Outras Mães: Converse com outras mães sobre suas experiências e desafios. Compartilhar histórias e ouvir diferentes perspectivas pode ajudá-la a se sentir menos sozinha e mais preparada para lidar com as mudanças. Eu aprendi isso como empreendedora, pois na época só tinha 2 amigas mães. Meu salve a elas: Paty e Paulinha.
Celebre: Às vezes, o propósito materno está nas pequenas coisas. Celebre as vitórias diárias do crescimento deles, mas do seu crescimento também.
Aprenda com os Erros: Não tenha medo de errar. Arrisque, fará toda diferença da forma como ele vai lhe ver quando adulto. Os erros são oportunidades de aprendizado e de mostrar segurança na vida ao seu filho. Se você se desviar do seu propósito, veja isso como uma chance de crescer e defini-lo novamente.
Seja Gentil Consigo Mesma: A maternidade é desafiadora para qualquer uma de nós. Não se cobre demais, pois até o errar é parte do acertar. Você está fazendo o melhor que pode. Quando os filhos crescem são reflexo dessa sua naturalidade, segurança e leveza.
Reconheça a Beleza da Mudança: Assim como seus filhos crescem e mudam, o propósito materno também evolui. A única certeza desta jornada é a mudança. Reconheça a transformação de cada fase, e de cada significado.
Escrever esse texto foi o presente que eu poderia me dar neste Dia das mães, hoje vivo a distância física de meus filhos, busco acolher as saudades junto a natureza mãe, e os celebro a partir de nossas histórias.
Todas nós estamos aprendendo, crescendo e nos adaptando juntas, nossos filhos nos ajudam indiretamente a viver essa magia. Espero que você tenha sentido o quanto o propósito materno é único e valioso, e como ele continuará a se revelar ao longo de toda jornada mágica a partir do crescimento de nossos filhos.
Lembre-se do propósito que vive dentro de você. Ele não é uma meta distante, mas um presente diário. E, como uma canção antiga, ele continuará a ecoar através das novas gerações, inspirando outras mães a dançarem com intenção e magia.
"Com carinho, Uma alma saudosa que também dança essa dança chamada maternidade, bjs May 🌸✨"
Comments