Empreendedora, você sabe o que é uma proposta de valor? _ É o que você oferece aos seus clientes que atende às suas necessidades, resolve um problema ou satisfaz um desejo. É o que faz com que os seus clientes escolham o seu serviço ou produto em vez de escolherem os concorrentes. É o que te diferencia no mercado e te torna único.
Em todos os anos de experiência pouquíssimos empreendedores colocam em prática, de forma intencional, sua proposta de valor. Ela normalmente é definida no momento inicial do negócio, no modelo do negócio. Existem muitas ferramentas para te ajudar a chegar a essa proposta, porém neste artigo eu vou te levar a definir, comunicar e manifestar através do seu propósito de vida.
Descobrir sua proposta de valor
Para criar a sua proposta de valor, você precisa descobrir e manifestar o seu propósito. O propósito é a razão pela qual você faz o que faz e o que te motiva. Para descobrir o seu propósito, você precisa se conhecer profundamente, e sabemos que não é algo fácil, e estático. Passamos uma vida inteira se conhecendo profundamente.
Na Mentoria Mapa do Propósito te levo a uma profunda autodescoberta que estrutura em um modelo de negócio o seu propósito. Clica aqui e faça o seu.
Pergunte-se: quem sou eu? O que eu quero? O que eu posso? O que eu devo?
Manifestar sua proposta de valor
Agora entenda que manifestar o seu propósito significa adotar uma abordagem coerente com ele. Alinhe os seus pensamentos, sentimentos e comportamento. Crie e alinhe o seu estilo de vida. Tome decisões conscientes e responsáveis, use os seus recursos e habilidades para criar valor e gerar impacto.
O estilo de vida do empreendedor reflete os seus valores, as suas paixões, os seus sonhos, as suas dores, as suas necessidades, as suas causas. Esses elementos são fundamentais para definir o seu propósito, ou seja, o sentido da sua existência e da sua atuação no mercado.
Pergunte-se: o que eu faço? Como eu faço? Por que eu faço?
Comunicar sua proposta de valor
Para comunicar a sua proposta de valor, você precisa conhecer o seu cliente profundamente. Entenda o problema, a necessidade ou o desejo dele. Não adianta você querer vender para todo 'o mundo'. Saiba o que ele valoriza, o que ele espera e o que ele busca. Pergunte-se: quem é o meu cliente? O que ele quer? O que ele precisa? O que ele deseja?
Eu sempre falo, nas mentorias, a importância de saber para quem você quer vender, isto é sobre intencionar e manifestar quem consumirá seu produto ou serviço; mesmo que outras pessoas comprem (que bom) você precisa ter uma visão e um foco de diálogo intencional com sua cliente.
Para comunicar a sua proposta de valor, use uma linguagem clara, simples e direta. Transmita os benefícios, vantagens e diferenciais do seu produto ou serviço. Mostre como você resolve o problema, atende a necessidade ou satisfaz o desejo do seu cliente.
Pergunte-se: o que eu ofereço? Como eu ofereço? Por que eu ofereço?
Criatividade e inovação
Para criar a sua proposta de valor, você precisa ser criativo, inovador e original, além do principal, ter clareza do seu propósito em servir ao mundo - o propósito do seu negócio.
Ofereça algo que ninguém mais oferece, ou que oferece de uma forma melhor, mais rápida, mais barata, mais fácil, mais divertida, mais sustentável, mais humana. Ofereça a sua essência e a sua intenção em formato de produtos e/ou serviços.
Pergunte-se: o que eu faço de diferente? Como eu faço de diferente? Por que eu faço de diferente?
Proposta de valor como mulher empreendedora
Para criar sua proposta de valor como mulher empreendedora, eu indico consciência, coragem e comum-unidade.
Tenha consciência de quem você é, de onde você vem e de onde quer chegar. Tenha coragem de enfrentar os obstáculos, superar os medos e romper limites. Encontre uma comunidade/ uma rede (indico a Collab Solar ) para te apoiar, acolher e fortalecer.
Para mim há inúmeras mulheres referências que criaram suas propostas de valor como exemplo da Arianna Huffington: Fundadora e CEO da Thrive Global, uma empresa de mídia e tecnologia que promove o bem-estar, a saúde e a produtividade dos indivíduos e das organizações. Gosto muito também da Emily Ewel, cofundadora e CEO da Pantys que acredita no alinhamento do propósito empreendedora, pessoal e profissional para gerar valor no mercado.
Com esse artigo você poderá intencionar a proposta de valor em suas ações e gerar um aumento significativo em suas vendas, um plano de ação e rotina mais intencional e ainda se destaca entre os concorrentes do seu mercado. Mas não esqueça: a proposta de valor é a expressão do propósito.
Comments